sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Anúncio da cerveja Devassa pode ser processado e vai ao Conar




O recente anúncio da cerveja Devassa para o Carnaval deste ano tem sofrido críticas de algumas pessoas, que seria a relação entre perder a virgindade e o uso de álcool.

Sou muito questionador de anúncios de cerveja pois sempre são alienadoras e imbecis. Mas a campanha da Devassa só peca em uma questão, no meu ponto de vista.

O comercial de tevê divulgado nesses últimos dias mostra um rapaz que teria a sua primeira vez (a experimentar uma Devassa) incentivado pela atriz Aline Moraes. O repúdio à propaganda parte do princípio de que estaria a incentivar, de forma subliminar, o sexo apressado entre os jovens.

Talvez, para quem quiser assim entender. De fato há uma brincadeira com a primeira vez na relação sexual. Mas, sinceramente, qual o problema disso? Por que não experimentar a primeira vez de uma forma diferente? Além do mais, não há incentivo à menores de idade, uma vez que a bebida alcoólica é proibida para menor.

Qual seria então o problema no anúncio da Devassa?

O que faltou à campanha publicitária da Devassa foi um compromisso social, um compromisso de informar e orientar uma primeira vez segura. Da mesma forma que o sexo precisa ter cuidados, como o uso da camisinha, da mesma forma deve acontecer com a bebida. Ou seja, a publicidade poderia conter mensagens para experimentar de forma segura, consumir a bebida com moderação. Há a mensagem no final do anúncio, mas apenas isso, e mesmo assim porque é exigida pela legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário