quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Publicando um livro de literatura erótica


Depois que lancei o meu livro de poesias eróticas, o "Coma de 4", algumas pessoas me enviaram mensagens querendo saber mais sobre como publicar um livro. Sobretudo, um livro de literatura erótica.

Ao contrário do que muitos afirmam, publicar um livro não é tão fácil assim. Sem dúvida que a publicação hoje é mais acessível do que há alguns anos atrás, mas ainda há dificuldades. São inúmeras editoras se propondo a lançar novos escritores, e das mais diversas formas. Para quem quer ter seu primeiro livro, precisa saber quais as reais condições que possui para publicar, e pesquisar bastante sobre as editoras antes de tomar uma decisão.  E para ter um livro é necessário estar com ele pronto. Antes de escolher uma empresa para imprimir o trabalho (ou fazer um livro eletrônico) é necessário estar com a obra pronta.

Ter um objetivo: é o que o escritor deve pensar antes de iniciar o seu trabalho. Escrever para vender muito, para desabafar os sentimentos ou prevalecer o ponto de vista artístico? Dependendo do objetivo a ser alcançado, as táticas para publicar o livro serão diferentes.

Publicando para vender

Deve parecer estranho ler isto, afinal, quem lança um livro e não quer vender? Mas há quem queira como objetivo apenas fazer sucesso e se tornar um bestseller. E quem tem isto em mente precisa tomar algumas decisões na hora de escrever e depois na escolha da editora.

Não há como afirmar, pelo menos cientificamente, que há uma técnica decisiva que fará com que um trabalho seja um campeão em vendas. Há tanta aleatoriedade no público leitor que é impossível definir com exatidão o que eles querem ler, mas, é possível ter algumas idéias. Quem opta por esta forma de escrita sabe que não se escreve por escrever. Interpretam o que as pessoas querem ler, imaginar, sentir. A estrutura de linguagem é simples, objetiva, sem palavras complexas e sem muitas metáforas, apenas algumas óbvias, que o leitor não teria dificuldade em compreender. Se for um romance, uma trama que prenda a atenção de quem está lendo e a não utilização de palavras consideradas de baixo calão. Mulheres que escrevem sobre o seu próprio universo sexual conseguem alcançar um ótimo nicho de mercado. Na poesia, a repetição de uma mesma idéia com metáforas diferentes consegue atingir o leitor, desde que mantenha também a linguagem simples e uso de eufemismos para designar as partes sexuais, as posições e as ações. Ainda assim, a poesia possui um público muito limitado, e muito raro ver algum bestseller no gênero.

Com o trabalho já em mãos, falta então publicá-lo. Publicar ficou muito fácil, para quem tem dinheiro. Mesmo assim, aquele que quer obter um sucesso com o seu trabalho não deve publicar em qualquer editora. É possível enviar a obra para as grandes editoras em busca de que alguma aceite publicar, mas nem elas sabem o que realmente vai virar um livro de vendas ou não, os editores simplesmente apostam. Portanto, se sua obra não for escolhida, resta escolher aquelas empresas que publicam sob forma de pagamento pela impressão. Dessas, algumas grandes aceitam. Para quem tem muita grana é a melhor opção. Se grana for um problema, o jeito é escolher editoras menores, mas que tenham alguma expressão. Antes disso, é importante mostrar seus escritos a amigos e também enviar para alguns escritores, para que se tenha um retorno de como o seu trabalho foi recebido, pois é esta recepção que vai dar uma percepção de como seu livro poderá ser recebido pelos leitores.

Publicando para expor os sentimentos

Não há muita regra de como escrever se o objetivo é apenas colocar pra fora aquilo que sente. Se não há o objetivo de vender e de se tornar um escritor, basta escrever o que vier à tona. Algumas pessoas possuem o sonho de ter na vida um livro publicado. A questão aqui é saber mesmo se é isto o que quer pra si, e se vale a pena investir uma grana. O que aconselho neste caso é a criação de um blog em vez de publicar um livro. O blog tem mais acessibilidade em todo o Brasil e no mundo. É possível, inclusive, que um site com escritos sem pretensões  se torne um bestseller. Muitos sites conseguiram esta proeza, sem que fosse o objetivo. E é isto que torna a arte de conquistar o público uma não ciência. Agora, se não tem jeito, o sonho é publicar um livro, pelo menos para mostrar aos amigos, que então escolha a forma mais barata de publicar, uma editora pequena. Mas, cuidado! Mesmo assim é importante pesquisar para não cair em armadilhas, em todo mercado há aproveitadores.

Publicando como obra de arte

Em minha opinião, o menos científico de todos. Cada um tem sua forma de escrever, seu estilo, por isto não me aterei às questões estilísticas. O importante aqui é que o escritor saiba se seu trabalho realmente pode ser lido por alguém, pois mesmo que o objetivo não seja o sucesso, há de se ter alguém lendo o livro. Um escritor sem leitores não é um escritor. Quem tem dinheiro acaba publicando, não se importando com quantos vão ler, já que o que importa é publicar o trabalho, mas quem não tem dinheiro para bancar seu livro precisa analisar bastante antes de tomar esta opção. Há editoras - pouquíssimas - que publicam sem custo para o autor. Mas é a velha história: o que faz um editor aprovar uma obra? Não há ciência! É apenas pelo gosto. O editor observa e mentaliza se aquele trabalho pode dar algum retorno para a empresa editorial. Resta então desembolsar uma graninha e publicar em uma editora média ou pequena. Mas haverá muito trabalho para conseguir vender os exemplares e retornar o investimento.

Independente de qual forma foi a sua opção para querer lançar um livro, a dica que eu deixo é a de, antes de tudo, formar um público próprio. Os leitores mudaram muito os seus hábitos com o avanço da internet, e os blogs têm sido uma forma de descobrir novos escritores. Alguns lançam seus livros somente quando percebem que estão sendo lidos por várias pessoas na internet.

: postagem recuperada do antigo blog obscenatorio.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário