quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Se a esquerda é confusa no Brasil, imagina nos EUA


No Brasil ainda é um pouco menos complicado fazer a divisão do espectro político esquerda x direita. Ainda que alguns afirmem a existência de um bloco de centro, não há como negar que a linha que divide os partidos no Brasil é bem clara e visível. O que não quer dizer que não haja, por exemplo, direitistas presentes em partidos de esquerda.

Porém, como entender a divisão nos EUA? Os próprios jornais ianques declaram o Partido Republicano e o Partido Democrata como de direita e esquerda, respectivamente. Os republicanos ainda "acusam" de socialistas os democratas. Como nunca houve uma esquerda com força nos EUA, e a ideia de socialismo para os norte-americanos é sinônimo de maior presença do Estado, a rivalidade esquerda x direita ficou por conta do ridículo embate Democratas x Republicanos, cujas diferenças estão mais entre ser liberal e conservador do que de fato ser de esquerda ou de direita.

Mas há, nos EUA, partidos de cunho socialista. Bom, assim ao menos se intitulam. Na corrida presidencial em que vemos a mídia dicotomizar a disputa colocando Obama e Romney como se fossem os únicos candidatos, na verdade há uma diversidade de partidos buscando um lugar na Casa Branca. E alguns deles "socialistas":

O Partido Socialista traz como candidato Stewart Alexander. Há ainda o concorrente James Harris, do Partido dos Trabalhadores Socialistas. Para quem é radical a ponto de defender o fechamento dos bancos privados (a ideia é ótima, mas não sei como seria possível, ainda mais nos EUA), há a mais bonitinha das candidatas - porque as poucas que existem são bem feinhas - Peta Lindsay, disputando pelo Partido do Socialismo e Libertação. E todos estes negros, mostrando que Obama não é o único a tentar a presidência.

Mas não para por aí. Há também Stephen Durham, ativista gay que concorre pelo Partido da Liberdade Socialista. E para os trotskistas tem o candidato Jerry White, do Partido da Igualdade Socialista.

Mas pra que tanto partido "socialista" em um país em que a população não quer ver o socialismo nem pintado de vermelho, azul e branco?

A esquerda está cada vez mais falida no mundo inteiro. Se o sonho era unir, cada vez mais vemos o sectarismo individualizar uma ideologia coletivista.

E o capitalismo, que já teve sua morte anunciada diversas vezes, sempre é ressucitado, mesmo com um coração capenga.



: postagem recuperada do antigo blog obscenatorio.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário