quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Deputado boliviano acusado de estupro na assembleia é preso e aguardará julgamento


No dia 20 de dezembro de 2012 pode ter ocorrido um estupro dentro da Assembleia Legislativa de Chuquisaca, Bolívia. As imagens foram divulgadas por várias emissoras de televisão, o que gerou revolta e fez com que um grupo de feministas invadisse o escritório da promotoria exigindo a prisão de Domingo Alcibia Rivera, o deputado acusado de estupro.

As imagens mostram Alcibia Rivera próximo a uma servidora pública, que possivelmente estava embriagada, já que se acredita que naquele dia ocorrera a festa de Natal dos deputados. Após um momento, as luzes se apagam, a imagem fica um pouco borrada, mas é possível ver o deputado colocando a mulher no chão e, supostamente, tirando o cinto de sua calça. Logo depois ele se deita por cima da funcionária, o que se presume ter ocorrido o abuso. Rivera teria abusado sexualmente da mulher se aproveitando que ela estava embriagada, mas não teria agido sozinho, já que o vídeo mostra ele falando com alguém, que, possivelmente, é quem apaga as luzes nas duas vezes em que se vê ele gesticulando para a entrada do salão.

Alcibia Rivera pediu licença do cargo devido as denúncias e alegou ser inocente e que não houve estupro, dizendo: "isso não é violação". O deputado foi preso esta semana mas aguardará julgamento, pois a vítima ainda não apresentou queixa, e enquanto isso o Ministério Público da Bolívia não abrirá processo penal.

A nova presidente da Câmara dos Deputados, Bety Tejada, propôs semana passada a inclusão na Lei de agressão sexual contra a mulher a punição de castração química para os casos de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário