segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dia da Visibilidade Trans - #diadavisibilidadetrans




Amanhã, dia 29 de janeiro, será realizado em todo o país o Dia da Visibilidade Trans, uma campanha de ativistas travestis e transexuais que lutam pelo respeito e pelos seus direitos na sociedade.

Como o Obscenatório já noticiou, a homofobia ainda é um crime muito frequente no Brasil, que aumenta a cada ano.

Diversos eventos ocorrerão pela região brasileira. Veja alguns:

Em Sergipe, a Adhons (Associação de Defesa Homossexual de Sergipe) organizará uma mesa redonda, que discutirá a violência sofrida pelos transexuais. A associação entregou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) um pedido para a criação de um Decreto GP de Segurança Pública como alternativa para combater a violência contra homossexuais.

No Piaui, um estado com um elevado índice de crime contra homossexuais, o Grupo Piauense de Transexuais e Travestis organizará um evento na Frei Serafim.

A SJCDH (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), através da Coordenação LGBT, promoverá a abertura do primeiro curso profissionalizante para travestis e transexuais, em Vitória (BA). Haverá ainda uma manifestação pacífica que busca a inserção do segmento LGBT no mercado de trabalho.

Em Brasília, o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, receberá 15 lideranças do movimento de travestis e transexuais, no prédio do Ministério da Saúde, comemorando a data. Haverá um show no Sebinho Café e Bistrô às 19:00 promovendo a ação.

O Programa Municipal DTS/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, litoral de Sâo Paulo, promoverá várias ações nas unidades de Saúde da Família. Haverá distribuição de material informativo e preservativos.

No Terminal Rodoviário de Santo André (SP), a Prefeitura, em parceria com o EMTU(SP), promoverá um evento com exibição de documentários em vídeo conscientizando a população sobre a importância do respeito aos direitos humanos e à cidadania dos travestis e transexuais.

O Programa Rio Sem Homofobia fará nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, a distribuição de materiais informativos sobre os direitos civis de travestis e transexuais em bares, locais de convivência deste segmento e pela internet, e ainda em delegacias, postos de saúde, escolas etc.

Entendendo a causa:

Em 2004, um grupo de ativistas transexuais participaram do lançamento da primeira campanha (Travesti e Respeito) contra a transfobia, no Congresso Nacional, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Movimento Brasileiro de Travestis. O evento ocorreu no dia 29, e de lá prá cá a data marcou a luta transexual pelo respeito, pela cidadania e pelos direitos.

Compartilhe esta informação para que possamos promover um mundo mais justo, livre de preconceito contra travestis e transexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário