quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Facebook se desculpa por deletar foto de apoio ao casamento gay

Matéria reproduzida de Diário de Pernambuco



Imagem publicada em página com 295 mil seguidoras recebeu comentários homofóbicos e ameaças de denúncia. Crédito: @gaymarriageusa / Reprodução
Segundo matéria do portal The Guardian, um porta-voz do Facebook pediu desculpas, nesta quarta-feira, pela remoção indevida de uma foto de campanha em favor da legalização do casamento gay. A maior rede social do mundo também se retratou por bloquear o acesso do criador da página Gay Marriage USA, que tem 295 mil curtir.
Murray Lipp recebeu uma notificação de que a imagem de um casal de homens se casando (acima) fora considerada “ofensiva”. A imagem do bispo de uma pequena igreja pentecostal casando com o seu marido nesta quarta-feira levou a uma série de comentários. A imagem foi removida, e junto com ela os posts contra a campanha de legalização do casamento gay. A mensagem enviada a Lipp alertava-o que ficaria sete dias sem poder postar no Facebook, por causa da infração “das políticas e dos padrões da comunidade”.
“Alguém por favor me explique como pode ser aceitável (o casamento) quando um homem e outro homem/uma mulher e outra mulher não podem conceber um filho? É nosso propósito na vida conceber filhos”, dizia um dos comentários da foto, antes de ela ser deletada. “Tenho nojo do estilo de vida deles. É nojento e completamente vil”, lia outro.
Procurado pelo jornal britânico, o Facebook manifestou-se sobre a remoção da imagem e o bloqueio do acesso de Lipp como um engano: “O conteúdo da foto em questão não violava nossos termos, mas foi removida por um erro”.
Lipp diz que vem sofrendo sanções do Facebook há algum tempo, por causa das fotos e dos conteúdos que publica. Na imagem deletada, assim como em outras postagens, comentários homofóbicos ameaçam denunciar os conteúdos da Gay Marriage USA para que o Facebook os remova.
“Nem uma única vez o Facebook me contatou para que eu pudesse responder, (a rede social) simplesmente me bloqueia toda vez, e a cada um o tempo é mais longo. É totalmente injusto que eu tenha que ser punido pela homofobia de outra pessoa”, reclama o criador da página de apoio ao casamento gay nos Estados Unidos.
Segundo o porta-voz da maior rede social do mundo, o procedimento correto seria eliminar os comentários homofóbicos, em vez da foto. “Normalmente esses comentários são revisados separadamente e removidos quando necessário. Neste caso, a fotografia em si foi removida por engano, apesar de não haver nada na imagem que infrinja nossas regras. Pedimos desculpas pelo erro”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário