quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As contradições do Facebook


Em seus Termos, na condição 16, item 2, o site coloca:

"Se alguém abrir uma reclamação contra nós em relação a suas ações, conteúdo ou informações no Facebook, você nos isentará da responsabilidade sobre todos os danos, perdas e despesas de qualquer espécie (incluindo as custas judiciais aplicáveis) em relação a essa reclamação. Mesmo estabelecendo regras de conduta para os usuários, não controlamos nem orientamos as ações dos usuários no Facebook e não nos responsabilizamos pelo conteúdo ou as informações que os usuários transmitem ou compartilham no Facebook. Não nos responsabilizamos por qualquer conteúdo ou dado ofensivo, inadequado, obsceno, ilegal ou questionável de alguma forma que você possa encontrar no Facebook. Não nos responsabilizamos pela conduta, on-line ou off-line, de qualquer usuário do Facebook."

Aqui podemos observar duas questões: a primeira é a de que, segundo as Leis brasileiras, o facebook tem sim responsabilidade pelo conteúdo dos usuários. A segunda é que, se o Facebook se coloca como não responsável pelo conteúdo, como o mesmo quer ter uma política de exclusão de imagens que seus administradores consideram (sabe-se lá como) obscenas?

Ainda na página dos termos podemos encontrar a seguinte declaração: "Nós podemos remover qualquer conteúdo ou informações publicadas por você no Facebook se julgarmos que isso viola esta declaração ou nossas políticas."

Porém, qualquer julgamento necessita de embasamento. Ou seja, baseado em qual política o Facebook exclui imagens? A seu gosto?

No post anterior coloquei sobre uma imagem que fora excluída pelo Facebook numa confusão em que se confundiu os cotovelos de uma menina como sendo seios, e por isso a foto foi removida. Muitas imagens de quadros que possuem nu artístico já foram removidas pelo Facebook.

Porém, há fotos que, mesmo com denúncias, não são removidas, porque a tal rede social não entende como "ofensivo, inadequado, obsceno, ilegal ou questionável", como esta abaixo da página Humor Satânico:


O Facebook precisa urgentemente rever sua maneira de remover fotos "obscenas".


: postagem recuperada do antigo blog obscenatorio.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário