sábado, 5 de janeiro de 2013

O Gangnam Style que você não conhece


A foto acima é uma amostra do Gangnam Style que você não conhece (ou ignora). A favela Guryong, próxima ao bairro de Gangnam, na capital Seul, região mais rica da cidade, é uma demonstração do poder do capitalismo na Coreia do Sul. As "casas", construídas de tapumes e outros materiais, e sem quase qualquer infraestrutura, possuem condições mais precárias que muitos barracos de favelas brasileiras. Enquanto isso, do outro lado, a especulação imobiliária faz crescer o emaranhado de prédios luxuosos que atendem à elite do país.




Mas como é possível existir favelas em um país rico como a Coreia do Sul? Não devemos esquecer que o Brasil também é um país extremamente rico. Toda a questão está na distribuição de renda desses países, que até poucos anos atrás eram pobres. No caso da Coreia do Sul, que vinha emergindo na década de 80, teve um fator que impulsionou a transformação da capital. Em 1988 Seul foi sede dos jogos olímpicos, no que o governo coreano implantou uma política de "embelezamento da cidade", uma varredura na população mais pobre, levando-a às margens da cidade, tornando o centro esteticamente perfeito e moderno (como por exemplo o que fez, de certa forma, Carlos Lacerda, governador do Estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro), nas décadas de 60 a 70, com a remoção de favelas na Zona Sul da cidade). Também é importante destacar a participação dos EUA, que investiram pesado no crescimento da Coreia do Sul. Na época vivia-se a Guerra Fria, e os Estados Unidos fomentaram a economia de algumas regiões, como a Coreia e Taiwan, para mostrar o quanto o capitalismo era mais vantajoso que o socialismo.

Enquanto isso, o povo vai acreditando em tudo o que a mídia diz em favor da Coreia do Sul e contra a Coreia do Norte.

Para reflexão, deixo uma humorada "versão norte coreana" da música Gangnam Style:


4 comentários:

  1. aaaaaaaaaah simmmmm
    e us estados unidos de beverly hills e new york não tem favelas de lata e mendigos na rua não neh??


    LATINO chupador de americano é foda ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, o post não fala dos EUA assim como não fala de nenhum outro país a não ser Coreia do Sul e Brasil. Isso não significa que eu tenha dito que não haja mendigo e favela nos EUA. Mendigo existe até na Suíça, assim como em qualquer país. Aliás, se você tivesse lido outras postagens do blog, teria visto que há críticas aos EUA. Então deixe de falar asneira.

      Excluir